Seguidores

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

História do VW Brasília

O Brasília foi um automóvel produzido de 1973 até 1982 pela Volkswagen do Brasil. Foi projetado para aliar a robustez do Volkswagen Fusca, um carro consagrado no mercado, com o conforto de um automóvel com maior espaço interno e desenho mais contemporâneo. Era um carro pequeno, de linhas retas e grande área envidraçada. Esse nome é uma homenagem ao então moderníssima cidade do Distrito Federal, fundada 13 anos antes com o mesmo nome.
O design da Brasília foi concebido por Marcio Piancastelli com o objetivo inicial de projetar um carro confortável, pequeno por fora, espaçoso por dentro e que possuísse grandes janelas. Havia uma expectativa que a Brasília pudesse substituir o Fusca, de fato isso não aconteceu. O projeto da Brasília teve influências de carros como o Fusca e o Karmann-Ghia.
O Brasília também teve uma versão de 4 portas (na Europa conta-se a porta traseira, então "5 portas") que, em 1974, foi o primeiro "hatchback" genuíno nacional com essa configuração. Foi exportado para países como Filipinas, Nigéria e para a Europa (Portugal). Mesmo sendo produzido no Brasil, esse modelo só passou a ser comercializado no mercado brasileiro em 1978, onde foi utilizada principalmente como táxi, devido à rejeição dos brasileiros na época aos carros de 4 portas. O México foi o único país além do Brasil a fabricar o Brasília, mas somente na versão de duas portas.
O novo Volkswagen deveria ser prático e econômico para uso nos centros urbanos, oferecendo mais espaço e mantendo a consagrada robustez do Fusca. Após muitos quilômetros de testes, era apresentado ao público, em 1973, o Brasília. Esse foi um ano de grandes lançamentos da a indústria automobilística brasileira: juntos com ele chegaram o Chevette da GM, o Dodge 1800 da Chrysler e o Maverick da Ford.Até então, quando era descoberto nas estradas do País fazendo os últimos acertos (saiu até tiro, veja boxe), a imprensa tratava-o como "miniperua VW", "míni-Variant" e "anti-Chevette". Mas o Brasília tinha linhas mais modernas e retas que as da Variant e ampla área envidraçada, resultando numa ótima visibilidade em todas as direções. A rivalidade com a GM ficava evidente na declaração de um diretor de vendas da Volkswagen: "Ninguém sabe como nós trabalhamos para fazer coincidir seu lançamento com o do Chevette".
O Brasília foi um carro muito popular no mercado brasileiro. Apesar de sua base mecânica ser a mesma do Fusca, um carro anacrônico já naquela época, o projeto era muito elogiado por suas linhas elegantes e por sua qualidade de construção e durabilidade. O sucesso do Brasília inclusive inspirou a criação da versão "mais moderna" da Variant, a Variant II, em 1975. Apesar disso, a Volkswagen do Brasil sabia que não poderia continuar por muito tempo fiando-se na linha "à ar" para se manter no mercado. No mesmo ano, inspirada pelo sucesso das vendas do Golf na Europa, a Volkswagen chegou a cogitar instalar a mecânica do Passat no Brasília.[2] Se levado a cabo, o projeto geraria o primeiro carro diretamente derivado do Fusca a se tornar parte da nova linha "refrigerada à água" da marca. Entretanto, a Volkswagen do Brasil optou por "refazer" o Brasília em outro modelo influenciado pelo Golf, colocando o tradicional motor refrigerado a ar à frente: o Gol de primeira geração (família BX). Especula-se que os projetistas da Volkswagen inspiraram-se em parte no desenho do Brasília ao projetar o hatchback, no final da década de 70. Quando lançado, em 1980, o Gol não competia diretamente com o Brasília, uma vez que possuía um motor menos potente (o mesmo boxer, porém com 1300cc). Porém, ao lançar o Gol 1600cc em 1981, a Volkswagen decretou o fim do Brasília, uma vez que temia que o modelo antigo tirasse uma fatia do mercado do novo projeto. Mesmo muitos anos depois de ter sido descontinuado, é um carro comum nas ruas do Brasil, principalmente no interior e nas periferias das grandes cidades. Embora devido ao seu grande volume de produção o carro não tenha atingido o status de "clássico", um modelo bem conservado já atinge boa cotação no mercado de usados.
Medidas:
Medidas EXTERNAS - Entre-eixos: 2,40 m - Bitola tras.: 1,36 m - Bitola diant.: 1,32 m - Comprimento: 4,01 m (LS 4,04 m) -
Altura: 1,43 m - Largura: 1,60 m -
V�o livre (carregado): 14,9 cm Medidas INTERNAS 1)
Porta malas Diant.: ALT: 25 cm / LARG: 125 cm / COMP: 81 cm 2)
Porta malas Tras.: ALT: 52 cm (at� o teto) / LARG: 135 cm / COMP: 66 cm 3)
Assentos Diant.: ALT. ENCOSTO: 53 cm / LARG: 50 cm / COMP: 48 cm / ESPESSURA ENCOSTO: 10 cm 4)
Assento Tras.: ALT. ENCOSTO: 48 cm / LARG: 135 cm / COMP: 43 cm / ESPESSURA ENCOSTO: 11 cm 5)
Largura interna total: 135 cm

16 comentários:

Anônimo disse...

bah muito boa materia sobre brasilia tenho uma 74, baixe o manual da 76, me ajudo bastante já filtro de oleo , fusivel, farol,so tenho agradecer, to em busaca do manual da 74 si alguem puder me ajudar agradeço.

Anônimo disse...

Boa tarde. Por sorte e tristeza tivemos uma Brasilia 1973, a qual resultou em muitas alegrias e até algum dinheiro, rsrs. (Eu ganhava apostas, pois todos diziam que não existia Brasilia 73). E a tristeza foi quando vendi ela. Mas foi o carro mais marcante de toda a minha vida. Hoje possuo um Gol 89, também que passou do meu pai para mim, também um excelente carro, mas a Brasilia,snif, que saudades. Abraço a todos.

mauspac disse...

http://www.facebook.com/group.php?gid=124825974223783&ref=mf

Paulo disse...

o carro brasilia foi que mais marcou qdo eu era criança , toda vez que vejo uma brasilia da mesma cor que meu avô Palmeira tinha , fico na saudade, pois Brasilia viajei pra diversos lugares do brasil junto com meu finado avô, brasilia é fabuloso igual ao fusca.

Se minha brasilia falasse .... rsrsrsrs

Anônimo disse...

ola meu nome e paulo eu tenho uma brasilia 79 e tinha uma 76 e pra todos que tem um grande abraco pramim foi o melhor carro que ja usei muito resistente e espacoso e td de bom eu tenho brasilia a 3 anos e foi meu primeiro carro e vai ser por muito tempo eu ja me diverti muito com meus filhos ea minha mulher se eu for contar tudo eu fico a noite toda entao um abraco a todos

Glaubercorel disse...

Olá, pra todos os "brasileiros"...
Tenho uma Brasília 75 - Vermelha - motor 1600 - um carburador...

Meu primeiro carro, já foi de minha mãe, do meu irmão e da minha irmã, ou seja está na família a 27 anos,
foi comprado do primeiro dono.

Parabéns pelo site, gostaria de receber em meu e-mail informações, dicas e raridades deste grande automóvel da vw, pena que não deram continuidade (eu acho que está prestes a voltar, devido a projetos novos por aí).

Peço que entre em contato por e-mail, alguém que tenha peças, manual, dicas de motor...
meu e-mail é:

glaubercorel@yahoo.com.br

abraços

Anônimo disse...

so chegado numa brasilia mais o foda e qdo esquenta a bobina, pega nem fudenooo

Le Blue disse...

Fiz uma pesquisa de campo reality show com a Brasília. 7 dias rodando em uma Brasília no Rio. Aqui no Rio o pessoal não gosta de Brasília e por consequinte do Brasília.

myspace.com/fredleblue
fredleblue@gmail.com

Luiz Filipe Silveira Cunha disse...

caros amigos desse site , caso queiram eu tenho o manual do proprietário do FUSCA série prata original,e posso troca-lo por um de vw Brasilia 1975 ou por um de GM OPALA 1983

Jefferson Elifas disse...

Caro Amigo Luiz Felipe.
Infelizmente os manuais que eu tenho aqui são todos em pdf ou scanedos. Todos eles foram achados na internet ou foram enviados por visitantes. Porém se vc tiver interesse em possuir esses em pdf eu te envio. Basta me mandar um e-mail.
Obrigado pela visita

luciano goes de araujo disse...

Oi amigos, tenho uma VW Brasília, 1980, qeu estou restaurando e preciso das 4 portas(ou folhas) e do assento traseiro. Quem tiver, favor entrar em contato: luciano.goes@tjpe.jus.br

Robson A. Leonardo disse...

Boa tarde amigo Jefferson. Poderia me passar o manual do vw Brasília que você tem? Meu email é: aritrina@gmail.com

Danilo Santos disse...

Então cabei de ganhar a brasilia 82 do meu avo, apenas um dono, e to afim de reforma-la, alguem pode dar alguma dica ae.?

meu email danilohmsjc@gmail.com

CESL disse...

Saludos. El Brasilia fue también ensamblado y fabricado en Venezuela. En la Planta Volkswagen en Palma Sola, Morón, Estado Carabobo. La planta cerró en 1980.

Manoel Pereira Filho disse...

Oi! meu nome é Manoel , também tenho uma Brasília ano 75 cor ocre marajó.
Gosto muito dela e estou arrumando ela aos poucos , mas aos sábados e domingos dou umas voltinhas pelo bairro.
Tou com a intenção de trocar o sistema de carburação simples para dupla carburação. Ando procurando carburadores para colocar.Sou de Campinas e gostaria de receber contatos do site.Desde já agradeço por tudo até mais.

ATHADEU FERREIRA DA SILVA disse...

Eu tenho uma 74 comprei ela em Santa Catarina e dirigi ela de Porto Alegre até Brasilia... Bicho depois disso pode inventar qualquer coisa que não troco... Simplesmente indescritível lembro quando fiquei sem freio com ela uma vez kkkk e quando pegou fogo comigo 2 vezes, as apaguei e salvei o brinquedo que está comigo, muito se foram megane, belina, mas somente ela resistiu quem tem Brasilia não troca por fusca é igual dirigir um kart é sinistro e tem estabilidade ja dei pau em muito carro novo na estrada