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domingo, 19 de julho de 2009

DACON e seus VW's modificados

A Dacon foi fundada no início dos anos ´60, pelo saudoso Paulo Goulart, engenheiro mecânico de formação (e que, segundo o folclore automobilístico, nunca foi buscar seu diploma no Mackenzie, onde se formou) juntamente com seus irmãos, Godofredo e Fábio . Paulo foi responsável não só por esportivos interessantíssimos, mas também por uma das principais equipes de ponta no automobilismo brasileiro, correndo com os seus preparadíssimos, e também tecnológicamente avançados Karmann-Ghia/Porsche. Estes Karmann-Ghia, já naquela ocasião, ostentavam peças fundidas em alumínio, carroceria, portas e capôs em fibra de vidro, vidros plásticos, tudo visando aliviar seu peso, sem contar com a fantástica mecânica advinda dos Porsche 356 e do poderoso 904.
Mas quem, com mais de 40 anos de idade, não se lembra daqueles dos Gol's e Passat´s feitos e equipados pela Dacon? Com seus frisos pretos, bancos e interiores de couro, vidros verdes elétricos, volantes ingleses Moto-Lita, tetos solares corrediços - também importados da Inglaterra (... e aquelas "polainas sanfonadas", imitando parachoque retrátil, que o Anisio Campos desenhou e viraram moda nos Passat´s e Brasílias de todo o país ? ) - e diversos outros itens somente disponíveis nos carros estrangeiros que tinham importação proibida na época - sem contar ainda o "status" que dava a quem possuía um "Passat Dacon" Mas foi em cima dos Passat´s que a Dacon desenvolveu um grande mercado em um trabalho de parceria do Paulo Goulart e Carol Figueiredo, com os modelos 180 S (820) e seu grande vidro traseiro, o 180 T (822) com capota targa, e o belíssimo 180 D (821), um três volumes de beleza incomparável, e algumas versões especiais como Limusine e Station-Wagon (só dois foram feitos). Todos estes podiam ser equipados e motorizados à gosto, contando com pinturas em cores especiais que só eles tinham na época.
As modificações mecânicas iam desde carburações especiais até motores totalmente preparados. Havia também os SP-2 e as Brasília Dacon, muitas delas com toda a mecânica e componentes do Porsche 914 !
Hoje a Dacon não existe mais, deixou apenas sua forte marca na esquina das avenidas Cidade Jardim com a 9 de Julho, nos Jardins, em São Paulo, onde hoje está a revenda VW Caraigá e o "VW Haus", uma das primeiras torres, se não a primeira, de 96 metros, toda em vidro verde, onde tiveram escritórios o ex-ministro (já falecido) Dílson Funaro, o ex-ministro Ozires Silva, a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, entre outros.
Aqui mais umas da raridades da Dacon. Um voyage conversível

10 comentários:

Leonardo disse...

Se não estou enganado este Voyage "Fox" conversível foi feito pela Karmann-Ghia e está em algum lugar da Alemanha.

Anônimo disse...

Meu amigo Sergio Panar Me disse que tinha um Passat dacom nos anos 80 e disse que nunca comeu tanta menina quanto naquela época...

ermesson disse...

eu sou mt fan do voyage mas esse e surpreendente

Marcelo Silva Resende disse...

Bom dia à todos ! Tenho um amigo que esta restaurando um Passat pick up. Alguém sabe nos informar se a Dacon produziu este modelo ?

Marcelo Silva Resende disse...

Bom dia à todos ! Tenho um amigo que esta restaurando um Passat pick up. Alguém sabe nos informar se a Dacon produziu este modelo ?

Marcelo Silva Resende disse...

Bom dia à todos ! Tenho um amigo que esta restaurando um Passat pick up. Alguém sabe nos informar se a Dacon produziu este modelo ?

Fábio Girão disse...

Marcelo, não foi produzido nenhum pick up passat pela Dacon e nem pela VW. Muito desses carros foram modificados pelos seus próprios proprietários. Muitos cortaram variant's também.

Anônimo disse...

Pessoal. Possuimos um Fusca Dacon 1984, ha mais de 26 anos na familia... quero saber se alguem tem informacoes sobre este carro. Abrcs, Francisco Bohner, Chapeco, SC.

Anônimo disse...

Boa noite pessoal, Estou vendendo um volkswagen Dacon 180 d Azul, em bom estado 1983 se alguém interessar meu Whatsapp 17-99113-4847

Anônimo disse...

Tem um Passat Dacon abandonado numa rua (praça) da Granja Julieta. Está ao relento, mas acho que ainda dá pra restaurar.