Seguidores

sexta-feira, 24 de julho de 2009

História do VW TYPE147 - O Fridolin

No início dos anos 60's do século passado, a Deutsche Bundespost (Correio Alemão) estava na necessidade de um veículo especial para a entrega de cartas e encomendas, para esvaziar caixas de correio nas maiores cidades. O VW Beetle (FUSCA) tinha-se tornado damasiadamente pequeno e o VW Transporter (KOMBI) era ainda muito grande.
O correio Alemão , em busca de um veículo com que representace "trabalho psicológico-layout otimizado para um preço conveniente", fez o primeiro teste do "Goggomobil-Transportador"
Fizeram grandes testes com ele , seu motor aircooled twin-twin cilindro e motor construído pelo Glas-Works tem como meta atingir rapidamente os seus limites, devido ao forte estresse das típicas viajens curtas.
Após esta tentativa fracassada o Correio Alemão volta para a Volkswagen Works e a Volkswagen é todo ouvidos para os problemas de entrega postal e faz contatos com a Westefália Works. Esta empresa de Rheda-Wiedenbruck na Alemanha já fazia atualizações e conversões em veículos postais. Durante 1962 a fevereiro o Correio Alemão está expressando seus desejos, em uma primeira, reunião com a VW.
O Tipo 147 é chamado Fridolin. Semelhante ao Beetle a origem da alcunha que não pode ser totalmente resolvido. É dito que em Westefália um empregado disse uma vez: "... ele se parece com um Fridolin!" O apelido do carro adaptado pegou tão bem, que era muito comum usar .
A produção do VW 147 começou em 1964
O Fridolin foi facilmente distinguível dos demais veículos postais, ímpar pela sua aparência. Tinha uma caixa de aço corpo moldado com duas portas laterais deslizantes, uma porta traseira retaguarda para o armazenamento de um segundo e um compartimento para o motor, o forepart apresentando uma descida bastante acentuada a sua frente. Um veículo de peso leve soldados com chapas metálicas, foi parafusado no chassis. O conjunto pronto de finalização do Fridolin era de 935 kg (2061 libras), que foi de aprox. 200 kg (441 libras) mais pesado do que um Beetle. Com estas especificações ficou claro que não tinha temperamento quente, mas isso não foi tão importante em tudo. Acessibilidade, generoso espaço de armazenamento de baixo custo executando o papel principal. Na prática, a "Sonderfahrzeug Post" estava plenamente satisfeitas com todas as expectativas. Durante mais de uma década, o VW 147 era utilizado como veículo padrão dos correios.
As duas portas slide confortavelmente obtinha rapido acesso para entrar e sair, sem prejudicar o funcionamento do tráfego - especialmente no centro da cidade.


Nenhum comentário: