Seguidores

domingo, 19 de julho de 2009

Projeto Volkswagem BY

Projeto de um modelo de entrada da linha Volkswagen, posicionado abaixo da linha BX (família Gol), que substituísse o Fusca e a Brasilia. O projeto se arrastou durante a maior parte da década de 80. Baseado numa plataforma encurtada do Gol, o pequeno hatchback teve cogitada a utilização de vários motores: boxer 1300 e 1600 refrigerados a ar (como nos primeiros Gols), motor AP com cilindrada reduzida a 1300 cc, e, já em tempos de Autolatina, motor AE de 1300 ou 1600 cc. Em função da traseira curta, uma das característica do BY era o banco traseiro que corria sobre trilhos, privilegiando o espaço aos passageiros ou à carga, conforme a necessidade. Seria uma primazia mundial, mas, com o cancelamento do BY, tal pioneirismo coube ao Renault Twingo, lançado em 1992.
O Gol apesar de ter se firmado como um modelo confiável, não era bom de vendas na época em que o By foi pensado. Talvez o maior motivo para o projeto ter sido encerrado foi o sucesso do Gol a partir de 1987 que tornou-se líder de vendas e a fusão com a Ford que gerou enormes custos operacionais até a normalização das operações.
Algo muito parecido com o projeto By era o Dacon PAG NICK, modelo idealizado pela famosa concessionária de São Paulo que contarei a história logo mais. Para quem é mais antigo, esse nome quer dizer muito. Talvez para os mais novos nada mais seja do que uma loja que vendia Porsches e BMW. Abaixo a foto do Dacon PAG Nick, vejam a semelhança.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, as vezes tenho a impressão que estava louco, que ninguém mais saberia...

Anônimo disse...

Boa matéria!
Tenho certeza de que esse projeto foi um inicio do nosso Fox.